“Typographical design should perform optically what the speaker creates through voice and gesture of his thoughts.” ( El Lizzitsky)
Memória Descritiva
Ricardo Reis é o heterónimo de Fernando Pessoa que valoriza a cultura clássica, o poder dos deuses e a fatalidade do destino. A sua caracterização é associada à filosofia grega e romana , com referência ao estoicismo e ao epicurismo. O poeta defendia um aproveitamento moderado dos prazeres da vida para que na hora da despedida não fizesse sofrer os mais próximos.
No seu espólio Ricardo Reis demonstra com frequência admiração e interesse pela beleza da figura feminina dirigindo-se a Lídia (sua musa inspiradora) em vários poemas. Nesse sentido e seguindo as temáticas anteriormente mencionadas, os poemas utilizados para esta proposta foram "Vem sentar-te comigo Lídia, à beira do rio" e "Segue o teu destino".
A composição presente em cima, é uma representação visual dos conceitos que a poesia de Ricardo Reis engloba tal como El Lizzitsky defende. A referência à cultura clássica é visível nas colunas presentes no canto inferior direito e esquerdo da composição. A inspiração feminina está presente no rosto de perfil apresentado logo acima da coluna no lado direito da imagem, o desejo de aproveitamento da vida que no entanto deve ser controlado, está patente na mão desenhada no canto superior esquerdo que não chega a tocar no rosto. A flor surge como mais um elemento referente ao clacissismo, enquadrando-se também com o verso "Pagã triste e com flores no regaço" do poema "Vem sentar-te comigo Lídia, à beira do rio".
As fontes tipográficas utilizadas seguiram os conceitos da composição, reforçando o seu carácter clássico. Na concepção da imagem utilizei a fonte Blackadder ITC para o nome do heterónimo e para o título do poema, de forma a valorizar o período clássico. Esta fonte tem um aspecto semelhante à tipografia desenhada fazendo alusão à escrita manual da época, apresentando uma anatomia diferente privilegiando trajectórias curvilíneas. Nos restantes elementos a fonte utilizada foi a Times New Roman, que evidencia, tal como o próprio nome indica, a evolução da tipografia desde o tempo romano/clássico. A presença das serifas nesta fonte mostra também o desejo de Ricardo Reis em seguir os princípios definidos desde o período romano.

Sem comentários:
Enviar um comentário