Memória Descritiva
“Colors, like features, follow the changes of the emotions.” (Picasso)
A cor é um factor importante para ligar uma imagem a uma ideia. Na rotina do ser humano existe um processo de compreensão e associação automática de um conjunto de objectos a determinadas cores. As cores adquirem, assim, um significado subjectivo ou objectivo para os interpretantes da imagem, podendo levar os mesmos a induzir um conjunto de emoções patentes na figura.
Quando observei esta imagem, a expressão da figura feminina e o céu anunciavam um momento de grande tensão emocional sugerindo um cenário de terror. Contudo o verde da natureza, em plano de fundo, conferia uma maior equilíbrio ou leveza à imagem. Nesse sentido, coloquei o plano de fundo a preto e branco reforçando o ênfase da expressão de terror com o tom vivo aplicado ao cabelo (laranja) e a mistura de dois tons no titulo representado em baixo(cinza e vermelho). Com estas modificações, o contraste da imagem aumentou substancialmente concebendo um cenário de perigo e terror eminente anteriormente suavizado pelo equilibrio das cores.
Memória Descritiva
"A picture of many colors proclaims images of many Thoughts" (Donna A. Favours)
A Benetton é uma marca que privilegia a utilização da cor nas suas publicidades. Ao pesquisar diversos exemplares produzidos por esta entidade é possível verificar a preferência pela aplicação de uma grande diversidade de tons. A marca pretende com isto transmitir o desejo de uma união racial, juntando humanos de diferentes etnias e revestindo-os de cor nos acessórios utilizados. A imagem que seleccionei segue esta prática da Benetton. Nesse sentido a modificação da imagem passou pela passagem das duas figuras femininas para preto e branco reforçando o sentido da unidade racial. Por outro lado a diversidade dos tons nos cachecóis é substituída pela aplicação de cores fortes e dinâmicas como o vermelho e o laranja, sugerindo emoções como a diferença ou a irreverência na imagem. O resultado final, obtido pela conjugação destas duas alterações, pode ser representado na expressão "Todos diferentes mas todos iguais".
Memória Descritiva
"I have a dream that my four little childrens will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin, but by the content of their character" (Martin Luther King)
A publicidade acima exposta representa, tal como o segundo exemplo, a tentativa de expor de forma visível o conjunto de pontos comuns que nos tornam a todos seres iguais. A presença dos três corações, com a designação de uma cor no interior de cada um pretende abordar a ideologia da marca. A aparência ou exterior apesar de salientar as diferenças do Homem em vários aspectos, como por exemplo o tom de pele, está intimamente ligada ao interior onde todos detemos apenas um coração.
O aspecto inicial desta figura representava, assim, de forma inequívoca o desejo da união racial pela Benetton. Contudo essa ideia foi desmontada através da atribuição da cor inserida em cada coração, expondo uma diferença que agora não se verifica apenas a nível exterior como também interior. A alteração neste exemplar, não se prendeu aos significados das cores atribuídas ou às relações de contraste ou equilíbrio sugeridas entre elas. A modificação da imagem teve como único objectivo a alteração do seu contexto ideológico através da cor.



Sem comentários:
Enviar um comentário